IV Forum Regional de Contabilidade

'OS DESAFIOS DA CONTABILIDADE NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO'

O VI Fórum Regional de Contabilidade será realizado nos dias 07 e 08 de Outubro 2013, Cerimonial Parthenon: Rua Antônio Lopes Lelis, 199 - Bairro Santo Antônio, sob a Coordenação dos alunos do 6º período de Ciências Contábeis.

O evento tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos e profissionais da área um debate sobre a importância da Gestão Contábil como diferencial competitivo.

Público-alvo: Acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia e profissionais contábeis.

PROGRAMAÇÃO

07 DE OUTUBRO DE 2013

18:00h às 18:30h –Credenciamento.

18:30h às 19:00h –Abertura.

19:00h às 20:30h –

PALESTRANTE: EVANDIR MEGLIORINI

TEMA: 'Gestão Estratégica de Custos nas Empresas de Pequeno Porte'

CV resumido:

EVANDIR MEGLIORINI - Possui graduação em Ciências Administrativas pela Faculdade de Ciências Econômicas E Administrativas de Osasco (1977), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003).

Atualmente é Professor da Universidade Federal do ABC - UFABC. Pesquisa nas áreas de Gestão de Custos, Finanças e, Engenharia Econômica. Atuou em gestão de custos por 18 anos em empresas fabricantes de bens sob encomendas. É professor de graduação desde 1988. Foi professor do curso de mestrado em contabilidade da FECAP. Autor de livros e capítulos de livros sobre custos e finanças.

20:30h às 21:00h – Coffee-break.

21:00h às 22:30h –

PALESTRANTE: José Pereira da Silva

TEMA: 'Contextualizando a contabilidade contemporânea'

CV resumido:

JOSÉ PEREIRA DA SILVA - Contabilista e Administrador de Empresas, Mestre em Finanças pela FGV-SP, com diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Exterior. Professor da FGV-SP em Crédito, Finanças e Controladoria. Coordenador do Núcleo de Estudos de Risco, da AESP / FGV, onde também orienta pesquisas aplicadas sobre crédito bancário, controladoria e gestão de riscos. Especialista em avaliação e gestão de risco de crédito e pesquisador de fatores de solvência das empresas (modelo preditivo Pereira). Como executivo atou em grandes empresa e instituições financeiras (Grupo Itaú, LTB, Deca, Banco Denasa, por exemplo), tendo implantado também a área de crédito do Itaú em Buenos Aires (1980). Como consultor, tem implantado modelos e áreas de crédito em bancos e empresas em geral. Presta(ou) serviços de consultoria em Crédito para empresas no exterior (Bombardier - Canadá, aeronaves; Lunar - USA, atualmente GE - densitometria óssea; Acuson - USA, atualmente Siemens - Ultra Som). Autor dos livros Análise Financeira das Empresas (12a Ed. 2012) e Gestão e Análise de Risco de Crédito (6a Ed. 2008). Sócio da JPS Consultoria e Treinamento Empresarial.

08 DE OUTUBRO DE 2013

19:00h às 20:30h –

PALESTRANTE: Gladston Mamede,

TEMA: 'Redação de Contratos Sociais, Estatutos e Acordos de Sócios.'

CV resumido:

GLADSTON MAMEDE - Bacharel (1988) e doutor (1994) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Iniciou sua atuação acadêmica pela Filosofia do Direito. Atualmente dedica-se ao estudo do Direito Privado, com ênfase no Empresarial e Direito Contratual. Tem contribuições em outras disciplinas jurídicas, designadamente no Direito do Turismo.

20:30h às 21:00h – Coffee-break.

21:00h às 22:30h –

PALESTRANTE: Nilton Aquino de Andrade

TEMA: 'A Contabilidade pública e suas mudanças a vigerem em 2014.'

CV resumido:

Nilton Aquino de Andrade é Contador, auditor e Professor – Mestre em Contabilidade, Consultor da FIPECAFI-SP. Ex-Conselheiro do CRCMG (mandato 2008 a 2011), Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis, ocupando a Cadeira 58; Diretor da empresa Mérito Público Assessoria e Consultoria Contábil Ltda, com assessoria e consultoria em Contabilidade e administração pública; Ex-Professor de Pós-graduação em diversas instituições de ensino e de graduação na disciplina Contabillidade pública, junto à Faculdade Dinâmica do vale do Piranga; Foi inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, ex-presidente do SIM – Instituto de Gestão Fiscal. Especializado em Direito Público e Administração Pública. É autor dos Livros “Contabilidade pública na gestão municipal – 5ª edição 2013” e “Planejamento governamental para municípios – 2ª edição 2008”, ambos publicados, pela Editora Atlas e dos Livros “Contabilidade em Foco – 1ª edição 2006“e “Contabilidade de Custos – Temas atuais- 2009” publicados pela Editora Juruá.

Maria del Pilar Salinas Quiroga Soria Galvarro
Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis
ESUV/UNIVIÇOSA