Governador entrega 1ª escola técnica de Gestão Pública do País
O governador Alberto Goldman entregou oficialmente nesta terça-feira, 13, a primeira Escola Técnica Regular de Gestão Pública do Brasil. Uma parceria entre a Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam e o Centro Paula Souza, a nova Etec é pioneira no País em seu formato e vai formar técnicos com habilitação profissional em Gestão Pública.

As aulas tiveram início em fevereiro deste ano, com duas turmas (40 alunos no matutino e 40 no noturno), no Centro de Referência em Gestão Pública, em um prédio anexo ao Cepam, na Cidade Universitária, em São Paulo. 'Esta Etec é muito importante porque tem o diferencial da parceria com o Cepam, que presta também apoio operacional a unidade. O Cepam será inclusive um futuro empregador e indicador na colocação profissional destes alunos', ressaltou Goldman na inauguração.

Com classes amplas, que possuem um notebook por aluno, todos conectados à Internet sem fio; laboratórios para vivências e práticas; e proposta pedagógica inovadora, a nova Etec é uma escola diferenciada que vai oferecer qualidade no ensino de Gestão Pública. 'A união entre o Cepam e o Centro Paula Souza alia a competência na capacitação de gestores públicos e a tradição na formação técnica', observa a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Segundo o governador, 'os alunos vão ter ao lado uma estrutura governamental que é justamente responsável por gestão pública para dar suporte aos municípios'.

O curso será totalmente integrado com o Cepam, garantindo que os alunos possam vivenciar a prática da atuação profissional com técnicos da gestão pública. 'Não haverá divisão entre o espaço da escola e o Cepam, para que os alunos circulem pela Fundação e sejam motivados e inseridos numa relação de vivência, como parte da proposta de ensino', comenta o presidente do Cepam, Nelson Hervey Costa.

Na cerimônia, Goldman também ressaltou o interesse dos profissionais em atuarem na escola. 'O que é interessante é que este curso não atrai só muitos alunos, como atrai muitos candidatos a professor. Nós tínhamos 11 vagas de professores e tivemos 350 candidatos', disse.

Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que triplicou o número de vagas nas Etecs da cidade de São Paulo. Eram 7.150 em 2006 (ensino médio e técnico), hoje são 23.020 vagas oferecidas.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Expansão do ensino técnico

A nova Etec de Gestão Pública faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. São Paulo possui 186 Etecs, que atendem mais de 180 mil alunos.

O Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, que há 42 anos apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas.

Vestibulinho

As inscrições para o vestibulinho das Etecs começam dia 30 de abril e vão até 21 de maio. A prova será realizada no dia 13 de junho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br. A nova Etec Cepam está localizada na Av. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária da USP - Butantã, em São Paulo.